Sua origem pode ser considerado uma grande lenda de todos os tempos.
No post de hoje, vamos conhecer um pouco mais da história dessa deliciosa massa folhada.
Confira!
Conta a lenda, que essa especialidade foi inventada por volta de 1683 na Áustria. Nessa época, o Império turco Otomano decidiu cavar um túnel até o centro de Viena para aumentar suas possessões na Europa. No entanto, os padeiros que acordar cedo para garantir o pão de toda manhã da cidade, ouviram o barulho e deram o alarme.
Esses padeiros, não queriam nenhuma recompensa, a não ser o direito exclusivo de criar um pão que representasse essa vitória. Criaram então pãezinhos folhados em formato de meia lua, símbolo representado na bandeira turca: eles acreditavam que comer esse pão era uma forma de destruir os inimigos. Com isso, o pãozinho ficou conhecido como “Viennoiserie”.
Em 1970, esse pãozinho chega na França através de Maria Antonieta. Austríaca de nascença, se tornou rainha da França e levou essa massa folhada para seu novo país. Por ser um pão que aumenta seu tamanho rapidamente com o calor do fogo, ele ganhou o nome de "Crescente" que em francês significa Croissant!
Hoje na França, é comum esse salgado ser servido em pequenos almoços das famílias francesas, além de ser vendido em todas as padarias do país.
Com aspecto fofo e macio e sua cor levemente dourada, é impossível não resistir a essa deliciosa massa folhada.
Então, peça:
Zied Salgados - Croissant
Representações Croissant e Cia