quinta-feira, 23 de maio de 2013

Salgado Meia Lua: O croissant

A massa folhada mais famosa do mundo, em formato de meia lua, ganhou o nome de Croissant!
Sua origem pode ser considerado uma grande lenda de todos os tempos.


No post de hoje, vamos conhecer um pouco mais da história dessa deliciosa massa folhada.
Confira!


Conta a lenda, que essa especialidade foi inventada por volta de 1683 na Áustria. Nessa época, o Império turco Otomano decidiu cavar um túnel até o centro de Viena para aumentar suas possessões na Europa. No entanto, os padeiros que acordar cedo para garantir o pão de toda manhã da cidade, ouviram o barulho e deram o alarme.



Esses padeiros, não queriam nenhuma recompensa, a não ser o direito exclusivo de criar um pão que representasse essa vitória. Criaram então pãezinhos folhados em formato de meia lua, símbolo representado na bandeira turca: eles acreditavam que comer esse pão era uma forma de destruir os inimigos. Com isso, o pãozinho ficou conhecido como “Viennoiserie”.




Em 1970, esse pãozinho chega na França através de Maria Antonieta. Austríaca de nascença, se tornou rainha da França e levou essa massa folhada para seu novo país. Por ser um pão que aumenta seu tamanho rapidamente com o calor do fogo, ele ganhou o nome de "Crescente" que em francês significa Croissant!



Hoje na França, é comum esse salgado ser servido em pequenos almoços das famílias francesas, além de ser vendido em todas as padarias do país.



Com aspecto fofo e macio e sua cor levemente dourada, é impossível não resistir a essa deliciosa massa folhada.



Então, peça:

Zied Salgados - Croissant
Representações Croissant e Cia